segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Boa prática na hora de montar o XML da NF-e versão 2.0

Na Nota Fiscal Eletrônica versão 2.0 em boa parte dos campos numéricos que contem casas decimais, a SEFAZ agora permite informar somente o valor inteiro, ou seja, sem casas decimais, um exemplo é a quantidade do produto (tag qCom) que era obrigatório informar com 4 casas decimais. Na versão 2.0 podemos informar até 4 casas, se for do nosso desejo podemos informar somente o valor inteiro, vejamos um exemplo:

Se a quantidade vendida é de 100.10, devemos informar na tag somente 100.1, se a quantidade for de 100.00 devemos informar somente 100, desta forma economizamos byte´s no XML, reduzindo com isso o tráfego de informações.

Com esta prática estaremos colaborando com a SEFAZ e naturalmente com as empresas emitentes de NF-e, pois o serviço ganha em velocidade de recepção.

Uma preocupação é com a impressão do DANFE, se a coluna quantidade vai sair desalinhada devido a diversidade de casas decimais que pode ter entre os produtos, porem se você utiliza o aplicativo UniDANFe, o mesmo analisa os produtos do XML, encontra o produto que mais tem casas decimais e em tempo de impressão coloca todos com esta quantidade, mantendo o alinhamento.

Analise no manual de integração da SEFAZ todos os campos numéricos com casas decimais que permitem informar 0 ou X casas, estas tag´s poderão ser adaptadas conforme descrevemos.

2 comentários:

  1. Unico ERP já implementa esta boa prática, colaborando para uma web melhor.

    ResponderExcluir
  2. NeXT ERP também está nessas boas práticas, desde o início ... software otimizado já

    ResponderExcluir