segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Boa prática na hora de montar o XML da NF-e versão 2.0

Na Nota Fiscal Eletrônica versão 2.0 em boa parte dos campos numéricos que contem casas decimais, a SEFAZ agora permite informar somente o valor inteiro, ou seja, sem casas decimais, um exemplo é a quantidade do produto (tag qCom) que era obrigatório informar com 4 casas decimais. Na versão 2.0 podemos informar até 4 casas, se for do nosso desejo podemos informar somente o valor inteiro, vejamos um exemplo:

Se a quantidade vendida é de 100.10, devemos informar na tag somente 100.1, se a quantidade for de 100.00 devemos informar somente 100, desta forma economizamos byte´s no XML, reduzindo com isso o tráfego de informações.

Com esta prática estaremos colaborando com a SEFAZ e naturalmente com as empresas emitentes de NF-e, pois o serviço ganha em velocidade de recepção.

Uma preocupação é com a impressão do DANFE, se a coluna quantidade vai sair desalinhada devido a diversidade de casas decimais que pode ter entre os produtos, porem se você utiliza o aplicativo UniDANFe, o mesmo analisa os produtos do XML, encontra o produto que mais tem casas decimais e em tempo de impressão coloca todos com esta quantidade, mantendo o alinhamento.

Analise no manual de integração da SEFAZ todos os campos numéricos com casas decimais que permitem informar 0 ou X casas, estas tag´s poderão ser adaptadas conforme descrevemos.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Pixel Ruler–Medidor de Pixels

Esta semana de tanto ficar deduzindo tamanhos em pixels para os componentes dos ASPX com Ext.NET, resolvi buscar um software que fizesse este serviço por mim, qual não foi minha surpresa quando encontrei um aplicativo chamado PIXEL RULER, ele é demais, ele abre uma régua na tela a qual você pode definir o inicio e o final que ela demonstra o tamanho em pixels para você, tanto na vertical como na horizontal.

Sabe quando você vai incluir um componente na tela do seu aplicativo e nunca sabe exatamente que tamanho deve ser e fica no escuro, pois é, com esta régua fica fácil definir estes tamanhos. Recomento a utilização.

Ah! Ele é totalmente free, segue o link para download:

http://www.superdownloads.com.br/download/72/pixel-ruler/

Qualquer coisa pesquise na internet por “PIXEL RULER DOWNLOAD”.

 

www.danfeview.com.br