quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Erro NFe: Configuration system failed to initialize

Hoje ao tentar consultar o status do serviço da NFe em uma empresa do Estado de São Paulo, tento como sistema operacional o “Windows XP SP3”, o retorno obtido era o seguinte erro: Configuration system failed to initialize.

Para resolver este problema tivemos que atualizar o Internet Explorer 8, nesta atualização ele deve disponibiliza algum componente necessário para o aplicativo, o que resolve o problema.

Fica ai a dica.

Como deletar usuários no windows via comando

Algumas versões do Windows não permite abrir o gerenciador de usuários e contas, dificultando assim a exclusão dos usuários criados por aplicativos e que não são demonstrados no item “Contas de Usuários” do “Painel de Controle”, sendo assim existe uma forma muito fácil de realizar esta exclusão, veja como:

Acesse o Prompt do MS-DOS e digite o comando:      NET USER nome_usuario /DELETE

Simples assim…

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Contribuintes podem sofrer multas pesadas por erros cometidos na NF-e

Uma das multas que pode ser considerada uma das mais altas da legislação é corresponde à divergência entre dados de valor e destinatário contidos na nota fiscal eletrônica e os fixados na DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Caso não estejam compatíveis, a multa é de 100% em cima da operação. Outros erros de divergência terão multa de R$ 328,40 por documento fiscal.

Outro descuido que pode gerar grande número de multas para as companhias é a falta de envio do arquivo fiscal ao cliente. Não há uma regra específica para a forma em que o fornecedor deve enviar a nota eletrônica para o destinatário, essa atividade deve ser feita em comum acordo entre as partes e, muitas vezes, ocorre por e-mail ou disponibilidade de download no site do fornecedor. No entanto, a legislação prevê a obrigatoriedade do envio, e caso não ocorra, a empresa receberá multa de 50% no valor da venda.

FONTE: Agência Ideal

Dicas e soluções NFe (FAQ)

Um grande colaborador do grupo UniNFe, Roberto Brum, criou e vem mantendo atualizado um FAQ com diversas dicas e soluções para problemas e dificuldades que enfrentamos com a NFe. Segue o link de acesso do documento disponibilizado no Google Docs.

http://www.uninfe.com.br/faq

Nossos agradecimentos ao Roberto Brum, pela sua colaboração.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

NFe para de funcionar de uma hora para outra

O envio de NFe estava funcionando normalmente no cliente em produção e de uma hora para outra parou de funcionar retornando um erro referente a resolução do endereço dos Webservices do SEFAZ. O que fazer?

Isso ocorre por que o equipamento não está conseguindo resolver o DNS, ou seja, encontrar o IP do endereço do WSDL, pode ser alguma configuração com a LAN ou algum problema com o provedor de DNS que não consegue resolver o endereço. Um teste para detectar realmente a falha é pegar o endereço do webservice e tentar acessar pelo Internet Explorer, vamos verificar que o mesmo não vai conseguir acessar, retornando que não foi possível localizar o site.

Veja uma forma rápida de dar uma solução alternativa até que a definitiva seja encontrada:

Edite um arquivo chamado HOSTS que fica em uma subpasta da pasta WINDOWS, para isso mande localizar, pois a localização pode variar de um equipamento para outro, e principalmente de uma versão do Windows para outra. Dentro deste arquivo aponte os IP´s dos endereços dos WS de produção e homologação do SEFAZ, conforme o exemplo abaixo que fizemos para o Estado de MG:

201.16.234.52    nfe.fazenda.mg.gov.br
201.16.234.53    hnfe.fazenda.mg.gov.br

Para descobrir o IP de cada endereço, basta dar um ping no Prompt do MS-DOS. Veja exemplo:

ping nfe.fazenda.mg.gov.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CONVERSÃO DA NFE EM TXT PARA XML NO LAYOUT 4.01 DA NFE

A primeira versão do UniNFe com o conversor de TXT para XML no layout 4.01 da NFe já foi liberado no site para download no site www.uninfe.com.br.

Graças a grande comunidade do projeto UniNFe e os esforços em conjunto, e desta vez em especíal aos esforços do amigo Jorge Henrique Soares da Painel Informática Ltda, que se dedicou a efetuar as mudanças deste conversor e aos poucos ir disponibilizando as alterações para publicação.

Ao Jorge nosso muito obrigado.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

EDITOR HTML FREE (NVU)

Para quem estava acostumado com o Microsoft Frontpage para edição de HTML, tem um editor free bem bacana que o substitue e é bem parecido com ele, é o NVU. Segue link do aplicativo http://net2.com/nvu/

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

INSERT com SELECT no PostgreSQL

Veja como é fácil dar um INSERT para gravar os dados retornados por um SELECT no PostgreSQL.

Na sequência temos a estrutura das duas tabelas que iremos utilizar no exemplo, a primeira (usuario) é a tabela que vai receber o conteúdo do comando INSERT, e a segunda (cliente) é a tabela que vai fornecer os dados a serem gravados através do comando SELECT.

  1: CREATE TABLE usuario
  2: (
  3:   IDUsuario integer NOT NULL,
  4:   NomeUsuario character(30) NOT NULL,
  6: )
  7: WITHOUT OIDS;
  8: 
  9: CREATE TABLE cliente
 10: (
 11:   IDCliente integer NOT NULL,
 12:   NomeCliente character(30) NOT NULL
 13: )
 14: WITHOUT OIDS;


O comando a ser executado é o seguinte:



  1: --Deletar o conteúdo da tabela usuário para não ter duplicação do ID e para que evitemos erro no nosso teste
  2: DELETE FROM USUARIO;
  3: 
  4: --Comando de inclusão com o SELECT
  5: INSERT INTO usuario (IDUsuario,NomeUsuario)
  6: SELECT IDCliente,
  7:        NomeCliente 
  8:   FROM cliente 
  9:  WHERE ID <= 100 
 10:  ORDER BY IDCliente;


É isso ai… Bem simples!

NOVA VERSÃO UNINFE

Liberado nova atualização do UniNFe versões 2.3 e 3.1 com ajustes na tela de validação dos XML´s que estava apresentando erro depois dos ajustes para o controle de vários certificados digitais.

Atualizações estão disponívels no site do uninfe: www.uninfe.com.br

Consulta obrigatoriedade de emissão da NF-e

O site da SEFAZ SP oferece uma opção para consultar os CNAE´s (Código Nacional de Atividade Econômica) obrigados a emitir a nota fiscal eletrônica. Basta acessar o link:

http://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/obrigatoriedade/obrigatoriedade.asp