segunda-feira, 27 de setembro de 2010

NFe para de funcionar de uma hora para outra

O envio de NFe estava funcionando normalmente no cliente em produção e de uma hora para outra parou de funcionar retornando um erro referente a resolução do endereço dos Webservices do SEFAZ. O que fazer?

Isso ocorre por que o equipamento não está conseguindo resolver o DNS, ou seja, encontrar o IP do endereço do WSDL, pode ser alguma configuração com a LAN ou algum problema com o provedor de DNS que não consegue resolver o endereço. Um teste para detectar realmente a falha é pegar o endereço do webservice e tentar acessar pelo Internet Explorer, vamos verificar que o mesmo não vai conseguir acessar, retornando que não foi possível localizar o site.

Veja uma forma rápida de dar uma solução alternativa até que a definitiva seja encontrada:

Edite um arquivo chamado HOSTS que fica em uma subpasta da pasta WINDOWS, para isso mande localizar, pois a localização pode variar de um equipamento para outro, e principalmente de uma versão do Windows para outra. Dentro deste arquivo aponte os IP´s dos endereços dos WS de produção e homologação do SEFAZ, conforme o exemplo abaixo que fizemos para o Estado de MG:

201.16.234.52    nfe.fazenda.mg.gov.br
201.16.234.53    hnfe.fazenda.mg.gov.br

Para descobrir o IP de cada endereço, basta dar um ping no Prompt do MS-DOS. Veja exemplo:

ping nfe.fazenda.mg.gov.br

Um comentário: